É o instante em que determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, fazendo com que o planeta receba mais raios solares.
O termo “solstício” tem a sua origem no latim solstitius que significa “ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar”.
No solstício de Verão ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios do Sol.
O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.
Solstício de Verão no Hemisfério Sul
Quando o Hemisfério Sul está passando pelo solstício de Verão – evento que marca o início desta estação – as pessoas que vivem no Hemisfério Norte da Terra estão passando pelo solstício de Inverno, que é considerada a data com a noite mais longa do ano.
O solstício de Verão pode acontecer no dia 21 ou 22 de dezembro, dias em que a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio.
Vale lembrar que o Brasil está localizado no Hemisfério Sul, enquanto que a Europa e os Estados Unidos, por exemplo, fazem parte do Hemisfério Norte.
Solstício de Verão em 2018
No Hemisfério Sul o solstício de Verão em 2018 acontece no dia 21 de dezembro exatamente às 22:23.