5 de novembro de 2016 Por DeusasBruxas Off

Cabaça – o fruto instrumento!

Jpeg

Lagenaria siceraria no jardim Cultivo Cultura

Cabaça (do árabe kara bassasa, “abóbora lustrosa”) é a designação popular dos frutos das plantas dos gênerosLagenaria e Cucurbita. Outros nomes incluem porongo ou poranga (do quíchua poronco, “vaso de barro com o gargalo estreito e comprido”, através do espanhol rioplatense),  cuia (do tupi antigo (e)kuîa), jamaru (do tupi yama’ru) etc. O termo cabaço também é utilizado, mas este possui adicionalmente os significados alternativos de “virgindade feminina” ou de “alguém novato, simplório ou ingênuo”.

Fruiting habit at Native Nursery Kula, Maui - Credit: Forest & Kim Starr - Plants of Hawaii - Image licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License, permitting sharing and adaptation with attribution.

Fruiting habit at Native Nursery Kula, Maui – Credit: Forest & Kim Starr – Plants of Hawaii – Image licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License, permitting sharing and adaptation with attribution.

cabaca1

Origem

A cabaça foi uma das primeiras plantas cultivadas no mundo, não apenas para uso na alimentação, mas para ser utilizada como um recipiente de água. A cabaça pode ter sido levada da África para a Ásia, Europa e Américas no curso da migração humana, ou por sementes que flutuaram através dos oceanos dentro da cabaça. Provou-se que estava no Novo Mundo antes da chegada de Cristóvão Colombo ao mesmo, em 1492.

cabaca3

Utilização

O porongo é utilizado no estado do Rio Grande do Sul e países vizinhos (Argentina e Uruguai) para se fazer a cuia, recipiente usado para servir o chimarrão, bebida feita pela infusão da erva-mate. A cabaça também é utilizada para fins de ornamentação de residências e festas folclóricas em geral.