30 de agosto de 2019 Por DeusasBruxas Off

Aromaterapia

Aromaterapia é uma prática terapêutica holística que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais (100% puros). Óleos essenciais são feitos a partir de plantas medicinais e possui efeitos terapêuticos, diferentemente das essências que não possuem qualquer tipo de efeito. Sua origem remete ao Egito, berço da destilação a seco de óleos.

A história da aromaterapia começou com a queima de madeiras, folhas, gravetos perfumados na antiguidade, possivelmente por acidente. A palavra perfume deriva do latim, per fumum = através da fumaça. Escritos védicos na Índia e escritos da medicina chinesa destacam a importância dos óleos essenciais para a saúde e espiritualidade. Na Grécia antiga, Hipócrates erradicava pragas em Atenas utilizando fumicações aromáticas. Em Roma, os soldados se fortaleciam em banhos aromáticos. No ocidente a aromaterapia chegou provavelmente com as Cruzadas.

Escritores importantes: Nicholas Culpeper, Maurice René de Gattefosse (criador do método em 1928), Dr. Jean Valnet.

A utilização da aromaterapia se dá através da pele (em 20 minutos atinge a corrente sanguínea) em massagens, banhos, compressas frias, mornas ou frias, fricções. Através do nariz (em 2 segundos chega ao sistema límbico), por inalação e sauna facial, difusão aérea, pulverizadores, sprays, pastilhas.

A aromaterapia é uma opção natural para a cura de diversos males. Entre tantos outros benefícios os óleos essenciais reduzem os níveis de cortisol (hormônio do estresse), estimulam o hipotálamo e o sistema nervoso parassimpático promovendo o relaxamento, desencadeiam a liberação dos hormônios naturais do sono combatendo a insônia.

Para saber mais:Aromaterapia